Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Parabéns pelos 60 anos da USIMINAS!

No dia 10 de fevereiro de 1976, dois meses antes de completar meus 17 anos de idade, ingressei na USIMINAS, sendo meu primeiro emprego com carteira assinada e saí aposentado, em 13 de junho de 2001. Foram 25 anos e quatro meses de muito labor, mas de uma excelente convivência com a empresa e muitas amizades adquiridas ao longo desse tempo.



A USIMINAS (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A) é uma empresa do setor siderúrgico, líder na produção e comercialização de aços planos. Foi fundada em 25 de abril de 1956 em Coronel Fabriciano, em área que viria posteriormente a ser o município Ipatinga, no Vale do Aço, Minas Gerais. Sua constituição societária e legal foi elaborada nessa data por Gabriel Andrade Janot Pacheco e seu primeiro presidente foi o engenheiro Amaro Lanari Júnior.


Originalmente criada como uma empresa estatal com o apoio do capital e da tecnologia japonesa foi inaugurada em 26 de Outubro de 1962 no então distrito de Ipatinga, que na época pertencia ao município de Coronel Fabriciano. Com uma tocha trazida de Ouro Preto simbolizando os inconfidentes mineiros, o então Presidente da República, João Goulart acendeu o primeiro alto-forno da usina.


Em 1964, o então distrito de Ipatinga, localizado a 220 km de Belo Horizonte, se emancipa de Coronel Fabriciano e a Usiminas passa a estar neste novo município. A USIMINAS foi a maior responsável pelo desenvolvimento da cidade, que em 2020 possuía 265.409 habitantes.


O Sistema Usiminas destaca-se como o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. A Usiminas é a líder do Sistema, formado por empresas que atuam em siderurgia e em negócios onde o aço tem importância estratégica. Atualmente designa um pool de diversas empresas, estando empenhada com a transparência no relacionamento com o mercado de capitais. Parabéns! 
(Fonte: Wikipédia)


Site da Empresa:                                                        https://www.usiminas.com/blog/sustentabilidade/usiminas-de-portas-abertas-participe-da-visita-virtual-pela-usina-de-ipatinga/

ANEXOS:







Lançamento da Pedra Fundamental da USIMINAS, pelo então governador de Minas Gerais, Dr. Crispim Jaques Bias Fortes e o Presdiente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 16 de agosto de 1958.


Na inauguração da USIMINAS, a presença de autoridades, funcionários e da comunidade regional.

Na inauguração da USIMINAS, o então Presidente da República João Goulart com a tocha acesa que veio de Ouro Preto (Símbolo da Inconfidência Mineira).


Inauguração da USIMINAS, em 26 de Outubro de 1962




Ao centro o Presidente da Usiminas, Eng. Amara Lanari Júnior com os engenheiros e parceiros japoneses

Engenheiro Rinaldo Campos Soares (In-memoriam), um dos mais destacados presidentes da Usiminas ao longo de sua história.

Por ocasião de meus 10 anos de empresa, sendo cumprimentado pelo meu chefe na época, o Engenheiro José Flávio Mansur da Silva, em 1986.

Vista parcial da Usina Intendente Câmara, em destaque a Lagoa da Anta

Nenhum comentário:

Postar um comentário