Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 3 de julho de 2019

Hino 187 da Harpa Cristã - "MAIS PERTO, MEU DEUS DE TI"

O conhecido hino "MAIS PERTO QUERO ESTAR" é um dos mais queridos e cantados em todo o mundo. No vídeo abaixo ele é interpretado "A Capella", pelo Concordia Choir. O "Concordia Choir" é um coro misto de cerca de 75 estudantes da Faculdade de Concórdia, localizada em Moorhead, Minnesota (Estados Unidos). Atua tanto em seu campus nacional como também internacionalmente.

O coral teve apenas três regentes desde a sua fundação em 1920, mas o seu maior desenvolvimento ocorreu sob a direção do maestro Paul J. Christiansen, que o conduziu de 1937 a 1986. Desde 1986, o coro está sob a regência de René Clausen.

O coral já se apresentou em locais, incluindo Carnegie Hall e no Kennedy Center. O Coro Concórdia apresenta anualmente o concerto de natal, o qual é transmitido pela rádio pública e anualmente em PBS ou outras estações públicas dos Estados Unidos e chegou a ganhar o prêmio "Emmy" regional.

A letra do hino "NEARER, MY GOD, TO THEE" foi escrita, em 1840, por Sarah Flower Adams (1805-1848), baseada na história de Jacó em Betel (Gênesis 28:10 a 22 e 35:15). Ela destacou-se como atriz, poetisa e escritora, na Inglaterra. A melodia "Bethany" foi composta por Lowell Mason (1792-1872) para esse hino em 1856.

Esse compositor americano, que foi presidente da Sociedade "Händell and Haydn", de Boston (1827-1832), autor de uma "Introdução à Música Sacra" (1829) e fundador da Academia de Música de Boston (1832), concebeu a melodia durante uma noite de insônia.

Segundo uma lenda, esse hino foi cantado pelos passageiros e tocado por uma orquestra do navio transatlântico inglês "Titanic", por ocasião de seu naufrágio, em 14 de abril de 1912, quando morreram 1635 pessoas.

A letra foi traduzida para o português, em 1888, por João Gomes da Rocha (1861-1947). Consta em vários hinários evangélicos, tais como o americano "Baptist Hymnal" (nº 333), do "Salmos e Hinos" (nº 360), do "Cantor Cristão" (nº 283) e da "Harpa Cristã" (nº 187). Ele é muito aproveitado em cultos fúnebres, porém, nada impede de ser usado em outras ocasiões litúrgicas.

"MAIS PERTO, MEU DEUS DE TI"

"Mais perto quero estar
Meu Deus, de ti
Inda que seja a dor
Que me una a ti
Sempre hei de suplicar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de ti!

Andando triste
Aqui na solidão
Paz e descanso a mim
Teus braços dão
Nas trevas vou sonhar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de ti

Minh'alma cantará a ti, Senhor!
E em Betel alçará
Padrão de amor
Eu sempre hei de rogar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de ti!

E quando Cristo, enfim
Me vier chamar
Nos céus com serafins
Irei morar
Então me alegrarei
Perto de ti, meu Rei
Perto de ti, meu Rei
Meu Deus, de ti!"


2 comentários:

  1. É CONHECIDO COMO UM HINO PARA FUNERAL, TALVEZ SEJA POR ISSO PORQUE ELE FALA DO GOZO DE ESTAR COM O SENHOR NO FUTURO PRÓXIMO.

    ResponderExcluir