Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sábado, 17 de fevereiro de 2018

AOS 60 ANOS, CORAL LUTERANO DO RIO GRANDE DO SUL SE RENOVA

Vamos continuar com nossas histórias?

Num texto que postamos hoje, falamos que os corais evangélicos estão acabando e uma das razões é que os jovens não se sentem atraídos para se unirem aos mais idosos para cantarem no coral. Isso pode ser considerado até um preconceito, mas não quero acusar nossos jovens pois também pode ser falta de incentivos e estratégias dos líderes.

Este fator não ocorre na história que ora compartilho com vocês. Existe uma cidade no Rio Grande do Sul, muito linda, bem no estilo alemão e com as construções no estilo enxaimel. Seu nome Forquetinha, próxima de Lajeado. Forquetinha é um dos municípios mais jovens do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, mas já se destaca pelo planejamento e organização que conduz suas ações. Seu povo bilíngüe valoriza as origens germânicas identificadas através dos vários prédios públicos que embelezam as paisagens urbanas e rurais com cores e estilos variados do enxaimel, que são um diferencial.

Nessa cidade está localizada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECL), da qual faz parte o CORAL VOZES DA PAZ.



Após seis décadas de fundação, o Coral Vozes da Paz, pôde celebrar a sua maior conquista, a renovação. Dos 22 participantes, os jovens são destaque e atraem os olhares e a admiração por onde se apresentam.

Conforme o pastor Oscar Miguel Lehmann, o maior desafio é continuar esse trabalho. “Queremos que mais jovens integram o grupo e para isso é fundamental o apoio de toda comunidade”, destaca.

O grupo está sob a regência da maestrina Telma Merinha Kramer, desde 2005. Em 2011, Lehmann passou a auxiliar nos trabalhos de regência e musicalização no trabalho de canto coral.

O coral dedica-se à música “À Capela”, com acompanhamento instrumental e playbacks. Recentemente, participou na produção de um CD destinado ao Encontro Nacional de Mulheres Luteranas, em Foz do Iguaçu (PR), em comemoração pelos 500 anos da Reforma.

A entidade foi fundada em 1957 pelo pastor Hans Lindner. Com dedicação, pessoas contribuíam com o dom de cantar, no serviço à comunidade, cuja finalidade era cantar hinos sacros em bodas, casamentos, festas, dia Sinodal da Igreja no Vale do Taquari.

Hoje, o coral, além de participar no trabalho regular da comunidade e paróquia, se apresenta em cultos, festas e intercâmbios. Em 2012, em comum acordo, o nome foi alterado. O Coral Evangélico Forquetinha passou a se chamar "Vozes da Paz". Tem 22 integrantes, distribuídos em quatro naipes.

No vídeo abaixo, conheça um pouco desse coral.

Fonte: http://www.jornalahora.com.br/…/coral-festeja-renovacao-ao…/

ANEXOS:

Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Forquetinha - RS



                      Coral Vozes da Paz


Um comentário: