Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

CORAL JUBILAI É DESTAQUE EM TERESINA


Rendei graças ao SENHOR, invocai o Seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os Seus feitos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; narrai todas as suas maravilhas. Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.” - Salmos 105.1 a 3.

Ao completar 61 histórias de corais contadas aqui, temos o privilégio de apresentar a trajetória de um coral evangélico do Estado do Piauí. Estamos falando do "CORAL JUBILAI", destacado grupo musical do Templo Central da Assembleia de Deus em Teresina, cuja igreja desde 2016 está sendo pastoreada pelo Pastor Irã Santana Mesquita.

A Assembleia de Deus na capital do Piauí, foi fundada e organizada em 07 de agosto de 1936, pelo Pastor José Bezerra Cavalcante. Enfrentando muitas dificuldades a igreja se desenvolveu tanto na capital quanto no interior do estado, graças ao esforço de inesquecíveis servos de Deus, tais como os pastores: Armando Chaves Cohen, Paulo Belisário de Carvalho, José da Silva Neto, Nestor Henrique Mesquita, entre outros.



Até o ano de ano de 1997, o coral da igreja era praticamente inexistente, devido as imensas dificuldades e falta de recursos. Depois de várias pesquisas, tivemos uma pequena informação de que esporadicamente, os irmãos se reuniam num pequeno grupo para louvar ao Senhor, mas nada definitivo. Mas, a Bíblia diz: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu". - Eclesiastes 3:1

Ainda sem uma denominação específica, nascia, por volta do ano de 1997, o que ficou conhecido como “Coral do Templo Central”. Na época, integravam o grupo 53 coristas, o qual teve como primeiro regente o militar e irmão em Cristo, Lodoro Moisés (hoje morando na cidade de Paulistana - PI). Logo após, assumiram a regência o irmão Amadeu Filho, atual regente do Coral Oliveiras Verdes (Coro da Terceira Idade desta igreja), bem como os irmãos Marconi Santos e Elias Damasceno, estes últimos à frente do coro por ocasiões de cantatas, musicais e apresentações específicas.

Posterior a isso, a direção musical foi repassada ao maestro Carlos Silva (atualmente estabelecido em João Pessoa – PB), período em que, finalmente, em 07 de agosto do ano 2000, o grupo recebeu a denominação “CORAL JUBILAI”. Na oportunidade, celebrava-se, na Central de Artesanato, o aniversário de fundação da Igreja Assembleia de Deus em Teresina, local onde foi consagrado o coro com a sua atual nomenclatura, fixando-se, nesta data, a fundação oficial do grupo.

Com a transferência do Militar Irmão Silva, o Irmão Luis Duarte (atualmente residente em Campo Grande - MS, e também membro da corporação) assumiu a batuta do Coro, sendo este mais um valoroso cooperador para o seguimento da obra.

Após a transferência deste último regente, chega ao Templo Central, juntamente com sua família, o também militar, Irmão Tomé Silva (hoje residindo em Macapá - AP). Este, por sua vez, acompanhado de seus filhos e esposa, contribuiu de forma bastante valiosa no desenvolvimento do trabalho de canto coral na congregação, onde também esteve à frente do Coral Oliveiras Verdes.

Este, motivado pela grande demanda com os coros, mais precisamente no ano de 2010, chama o jovem militar e integrante do conhecido Madrigal da UFPI, Jeonai Batista, atualmente residindo no Estado do Mississippi (EUA), para que assumisse a liderança musical do grupo. Na ocasião, o coro pôde aprender mais sobre noções de técnicas vocais, leitura de partituras, bem como sobre teoria musical de um modo geral.

Com a prematura saída do jovem Jeonai, que, à época, havia mudado-se para a cidade de Campina Grande (PB), a regência, no ano de 2011, ficou aos cuidados da Irmã Mary Dias, que, com sua pedagogia musical, soube bem conduzir o trabalho com grupo. Nesse período, também pudemos contar com a criação de equipes de variadas funções que ajudaram a desenvolver as ações promovidas pelo coro, dentro e fora do âmbito congregacional. Assim, o Coral passou a fazer visitas mais constantes a hospitais, abrigos de idosos, crianças, doentes crônicos, dentre outras casas assistenciais, colaborando assim para uma maior propagação do Evangelho por meio do louvor.

Mais recentemente, nos anos de 2013 e 2014, a regência do Coro ficou novamente a cargo do militar reformado Irmão Marconi Santos, vindo este a desenvolver um belo trabalho a frente do grupo, reforçando as atividades evangelísticas e de visitações, bem como a integração do Coral com outros coros, como foi a parceria do grupo com o Coral do Centenário da Primeira Igreja Batista.

Posteriormente, em fevereiro de 2015, o Coral foi regido novamente pela Irmã Mary Dias, auxiliada, desta vez, pelos jovens Fillipe Costa e Aniele Moura. No mesmo ano, em meados do mês de novembro, o Irmão Fillipe Costa assumiu de forma integral a regência do grupo, que, atualmente, conta com 33 componentes ativos.

Com a mensagem do texto bíblico que encabeça este texto histórico, os integrantes do Coral Jubilai expressa a gratidão ao Maestro do Universo (nosso Deus) pelo privilégio de estar completando 17 anos, nessa nova estrutura, exercendo a sua obra por meio do louvor.

Parabéns ao coral da AD em Teresina, ao maestro Fillipe Costa, a quem agradeço pela tamanha gentileza prestada em atender a nossa solicitação enviando este texto.

ANEXOS:

             Templo Central da Assembleia de Deus em Teresina (PI)







                              Coral Jubilai cantando o hino "EU SOU", 
                                no templo central da AD em Teresina 

2 comentários:

  1. Glória a Deus! Porque tudo que somos,tudo que temos vem do Senhor que criou os céus e a terra! A Ele toda glória, todo louvor!

    ResponderExcluir