Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

ACORDES CELESTE, UM CORAL DESTAQUE EM IPATINGA

Compartilhar a história de outros corais foi para mim um grande privilégio e muito gratificante. Porém, a história de hoje tem um gostinho à mais, pois trata-se do coral que participo há 40 anos, o CORAL ACORDES CELESTE, grupo musical atuante do Templo Central da Assembleia de Deus em Ipatinga (MG). A cidade de 262 mil habitantes, se localiza no leste de Minas Gerais, na região conhecida como Vale do Aço, e está a 220 km distante da capital.

A igreja foi fundada em 04 de maio de 1954, pelo saudoso Pastor José Alves Pimentel. Tem como presidente desde o dia 12 de fevereiro de 2016 o Pastor José Martins de Calais Júnior. O templo central de Ipatinga é a Sub-Sede do Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga, porém, é onde funciona toda a administração do campo.



Por volta de 1962, a Assembleia de Deus em Ipatinga, que naquela época tinha seu templo situado à Rua Diamantina, 160 (Centro), estava em pleno desenvolvimento espiritual. A igreja tinha como líder local o então evangelista Antônio Rosa da Silva e acompanhava o crescimento da região. A cada dia chegavam famílias de diversos lugares do Brasil em busca de trabalho, pois uma empresa siderúrgica de grande porte, a USIMINAS, acabara de ser inaugurada na cidade. Então, Ipatinga era o lugar das oportunidades e de esperança para muita gente. Consequentemente a igreja recebia irmãos procedentes de várias partes e com o crescimento, surgia a necessidade de se estruturar em todos os aspectos, principalmente na área musical.

Um irmão em Cristo, músico, de nome Pedro Fernandes Lana, recém-chegado da cidade de Três Marias (MG), trazia consigo a experiência de haver trabalhado na formação de bandas e corais. Esse irmão (de saudosa memória), com o apoio do pastor local reuniu um grupo de irmãos, com o objetivo de formar um conjunto coral. Os primeiros dias foram difíceis, mas Deus abençoava aqueles simples cantores.

Não existe registro oficial da data de fundação do coral, porém, há uma estimativa de que em novembro de 1962, teve início as atividades musicais. Entre os componentes destacamos os seguintes nomes: João Ferreira dos Santos (um sapateiro que se tornou um próspero comerciante e mais tarde consagrado ao ministério, dirigiu diversas congregações); Joana Maria Moreira (irmã Nininha) e sua filha Eny Moreira, procedentes de Ecoporanga (ES), José David Filho, Neusa Ramos de Almeida, Zeza Avelino Souto, Isaura Maria Lima (irmã Naná), Adelina Sotero, João Batista Neves e sua esposa Olga Miranda Neves, Edite Maria do Carmo, Sebastião Albino de Oliveira, Maria das Dores Silva, Adenildes do Prado, Suzete Franco e Zélia Marques Bagliano, Eunice Ferreira Araújo Sousa, todos esses queridos de saudosa memória. Coristas que muito contribuíram e hoje estão servindo ao Senhor em outros lugares foram: Expedito Fernandes da Silva e esposa Rosilene, Maria Fernandes, Cassiana Fernandes, Elizeu Duarte Gomes e esposa Maria de Lurdes, Dirce Sodré, Irani Ribeiro de Lima, Lourdes de Lana Pereira, Josué Miranda, Dário Albino de Oliveira e vários outros. Ainda dos componentes antigos destacamos o maestro Geraldo Ferreira Dias sua esposa Laura Sebastiana Dias, maestro Joel Franco dos Reis e esposa Ana Gomes Franco, esses ainda hoje atuando como verdadeiras colunas.

Depois do maestro fundador Pedro Lana, outros regentes levaram em frente este árduo trabalho, de forma, que o coral tem atuado sem interrupção. São eles: Antônio Calixto Vieira, Geraldo Ferreira Dias, Natanael Mônica das Neves, Eni Moreira, Joel Franco dos Reis, Lurdes de Lana Pereira e Josué Miranda, Ozias Pereira de Paula.

Em maio de 1980, o irmão Jacó Rodrigues Santiago chegando para reunir no templo central, encontrou um órgão eletrônico da "Yamaha" que a igreja havia adquirido recentemente e estava encostado num cantinho. Logo, ele começou a tocar o instrumento e desde então vem acompanhando os hinos do coral.

Em abril de 1981, numa iniciativa do pastor Antônio Rosa da Silva (hoje, presidente de honra de nosso Ministério) e para ajudar na arrecadação de fundos para a construção do novo templo central, o coral agora denominado "ACORDES CELESTE" junto com a Banda Sons de Júbilo, gravou um disco LP intitulado "Unidos Pela Fé".

Passaram-se os anos e os maestros veteranos Joel Franco dos Reis e Geraldo Ferreira Dias, depois de mais de 40 anos de atuação ininterrupta e já octogenários, pediram para descansar da regência, mas continuam cantando e prestigiando o coral. Para os seus lugares, foram colocados os novos regentes, Ozias Pereira de Paula e Alysson Kelvim Caetano da Silva, os quais fizeram um bom trabalho, mas no ano de 2020, Alysson por razões particulares deixou a regência. Finalmente, foi indicado o maestro João Batista Amaro, que era o regente do Conjunto Jovem Sinfonia Celeste, para prestar seus serviços no Coral Acordes Celestes. Os maestros Geraldo Ferreira Dias (85) e Joel Franco dos Reis (84), são considerados pelos componentes como regentes de honra, onde são respeitados e amados. A partir de janeiro de 2023, foi indicado o presbítero e maestro Elias Eduardo de Souza pela direção da igreja, para atuar como regente titular. O maestro Elias tem uma grande bagagem musical, com grandes experiências na formação de bandas de música, orquestras e corais. 
Como assistente, o maestro João Batista Amaro e mais duas regentes auxiliares as irmãs Maria das Graças Souza e Ester Franco dos Reis.   

O coral que atualmente conta com cerca de 52 componentes, possui um repertório rico com mais de 150 hinos os quais são apresentados nos cultos oficiais do igreja e eventos especiais. 

Passados 61 anos de trajetória, o Acordes Celeste tem grandes motivos para louvar e bendizer ao Senhor pelas bênçãos alcançadas. Viagens, apresentações em igrejas, ginásios cobertos, solenidades cívicas, são algumas das atividades dessas pessoas dedicadas ao ministério do louvor. 

Obs.: Texto atualizado em 11 de dezembro de 2023. 

Fotos e vídeos do grupo orfeônico poderão ser vistos na página do coral no facebook: 
https://www.facebook.com/groups/coralacordescelestesadipatinga/?ref=bookmarks

ANEXOS:

                Antigo templo, onde o coral teve seu início.

Maestro Pedro Fernandes Lana, fundador de corais e 
bandas de música em Minas Gerais.

                   Foto dos primeiros componentes (1962)

     Primeiro órgão adquirido pela igreja em Ipatinga (1980)

Capa do disco LP, gravado pelo Coral Acordes Celeste, 
em 28 de abril de 1981

A maestrina de saudosa memória, Eni Moreira foi uma das mais destacadas regentes do Coral Acordes Celeste

Coral cantando sob a regência da irmã Lurdes de Lana

       Coral cantando na década de 90

        O coral Acordes Celeste, e a pianista Júnia Santiago

     Coral participando de um evento em Coronel Fabriciano

     Coral cantando na regência do Mt. Joel Franco dos Reis

Comemoração do aniversário dos 43 anos 
do Coral Acordes Celeste, em 2005.

  Templo Central da Assembleia de Deus em Ipatinga (MG)

Nave do Templo Central da AD em Ipatinga 


 Coral Acordes Celeste cantando no Jubileu de Ouro do Coral Vencedores com Cristo, da AD em Timóteo (MG), sob a regência de Alyssom Kelvim

Comemoração do aniversário de 56 anos, em 
23 de dezembro de 2018


 


    Maestros sendo homenageados pelo relevante trabalho

Coral Acordes Celeste, no culto de abertura da UMADIPA em julho de 2010, canta o hino "EU QUERO VER CRISTO", sob a regência do maestro Geraldo Ferreira Dias e com acompanhamento da pianista Júnia Gonçalves Santiago (minha filha), hoje casada e residente em Belém do Pará.

12 comentários:

  1. Maravilhoso! Sua filha também toca muito bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Que belíssima história! História que exalta o nome de Deus através do louvor!
    Deus abençoe a todos que nos dias de hoje prosseguem a jornada da fé levando o estandarte do evangelho através da música. Parabéns coral Acordes Celeste!
    Deus o abençoe meu irmão e maestro Jacó.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!
    Amo esse coral!
    Deus continue abençoando a Família Acordes Celeste.
    Parabéns PB. Jacó 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Muito me honra integrar e servir como regente neste abençoado coral Acordes Celestes. Deus abençoe ricamente nosso querido escritor, irmão, pianista e amigo Jacó Rodrigues Santiago pir resgatar e documentar a história de nosso Acordes Celestes.
    É saudável recordar nossos amados pioneiros neste coral, a quem tive o agradecido privilégio de conhecer e com eles conviver, pois ingressei no Acordes Celestes no início da década de 1980, sob a regência do amado tio Joel Franco, hoje nosso conselheiro sênior no coral.
    Durante minhas jornadas profissionais por algumas regiões do país, como Vila dos Cabanos, no Pará, sempre desejei voltar ao Acordes Celestes, tão logo realizasse a contento a missão que o Senhor Deus havia colocado em meu coração na área do canto coral.
    Não posso deixar de mencionar aqui como Deus usou a consagrada irmã Aldaléia, contralto de nosso também Acordes Celestes lá de Vila dos Cabanos, em maio de 1997, em um culto de despedida regado de muitas lágrimas, para me falar profeticamente: "um grande coral está a sua espera". Eis uma forte razão para amar profundamente ao Acordes Celestes. Que o Senhor nos dê graça e sabedoria para fazer sempre o melhor, para honra e glória do Seu nome.
    Forte abraço, irmão Jacó. Reitero meus pabéns pelo documentário. Estamos com saudades de você aqui no Acordes Celestes.

    ResponderExcluir
  5. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ESSE LINDO CORAL, QUE O NOME DO SENHOR SEJA ENGRANDECIDO ATRAVÉS DOS LOUVORES.AMO CONJUNTO CORAL.DEYS TE ABENÇOE SEMPRE JACÓ, DANDO SAÚDE.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Jacó pelo brilhante trabalho quem vem prestando à Assembleia de Deus Ministério de Cel. Fabriciano e Ipatinga e ao coral Acordes Celestes! Admiro muito seu trabalho, zelo, carinho com o que faz, hoje são poucas as pessoas que dão valor a história da igreja, por isso minha admiração por você. Deus continue te abençoando em seu desempenho com nossa história.

    ResponderExcluir
  7. Que benção esse coral. Que história linda . Muito bom ver e ouvir histórias como essa que trás inspiração para os nossos corais de todo Brasil os quais estamos lutando pra mantermos essa obra de pé . Parabens a todos os envolvidos nessa brilhante trabalho para o crescimento do Reino de Deus. Parabens irmao Jacó. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, historiador Jacó, pela reportagem.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Jacó!!!
    Sempre muito dedicado registrando momentos inesquecíveis!
    A sua presença junto a nós é imprescindível!!!
    Estás fazendo falta!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns meu irmão e amigo Jacó
    Pelo excelente trabalho de um historiador , por este trabalho que ninguém pode apagar e pagar .
    Poucas igrejas das Assembléia de Deus no Brasil tem esta preocupação
    em registrar em seus anais , os grandes feitos do Santo Espírito na
    vida da igreja e da comunidade.
    Abraço fraterno, tenha saúde.

    ResponderExcluir