Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



domingo, 23 de abril de 2017

Banda Pastor Paulo Leivas Macalão - "Dobrado PASTOR ALÍPIO DA ...


É uma tradição das bandas marciais, principalmente aqui no Brasil, tocar os famosos dobrados. Uma boa banda de música que se preze tem que tocar "dobrados". Para quem não entende do assunto, o dobrado geralmente é composto para homenagear uma pessoa ilustre, um renomado maestro ou um oficial militar.

No Brasil, a palavra dobrado é usada para indicar um subgênero das marchas militares, muito popular entre as bandas militares do país. Surgiu também no Brasil o chamado dobrado sinfônico, um tipo de peça escrita para bandas de música e bandas sinfônicas com contrapontos e um plano dinâmico bem mais trabalhados que os dobrados comuns. Entre os dobrados mais famosos estão o "Batista de Melo" e o "Cisne Branco".

As nossas bandas musicais da Assembléia de Deus também não ficaram de fora dessa tradição, pois além dos hinos da Harpa Cristã, há os compositores de dobrados evangélicos, e em várias ocasiões os mesmos prestam homenagens aos líderes de igrejas. Exemplo disso, a Banda Musical da AD do Templo Matriz de Madureira (Rio de Janeiro), há anos passados, tocava o "Dobrado Pastor Paulo Leivas Macalão" em homenagem ao líder fundador do Ministério de Madureira. No presente vídeo, um dobrado em homenagem ao antigo vice-presidente do Ministério, Pastor Alípio da Silva, que como Macalão falecido desde agosto de 1982.

Outros exemplos mais recentes de dobrados em homenagem a líderes de igrejas, cito o "Dobrado Pastor Antônio Rosa da Silva", composto pelo maestro Adilson Garcia para homenagear o então líder da AD em Ipatinga (MG), isso por volta de 1993. Outra homenagem foi feita pelo maestro da Banda Sinfônica da AD em João Pessoa, ao líder daquela igreja, Pastor José Carlos de Lima, com o "Dobrado Sinfônico Pastor José Carlos de Lima". No evento ocorrido em 16 de julho de 2016, o pastor muito feliz pela comemoração de seu 65º aniversário, recebeu uma encadernação luxuosa da referida composição musical.





3 comentários:

  1. Caro Maestro, meu nome é Jurandir Nicácio. Aprecio muito a boa música executada por uma banda, principalmente quando o adorno harmônico se entrelaça com a melodia.
    Sou de Maceió, já idoso, mas nunca esqueço dos primeiros anos da banda de musica da minha igreja, sob a regência do saudoso Maestro Arthur Martins, cujas composições dos maravilhosos sobrados: Pastores Evangélicos, Jesus Vem Breve, A Paz do Senhor e outros, eram singulares. Mas infelizmente as gestões posteriores deixaram de executar para ceder lugar a composições mais simples, e hoje nem as partituras existem mais.

    ResponderExcluir
  2. Jurandir Nicácio. E-mail: juranica@hotmail.com. Maceió Alagoas.

    ResponderExcluir