Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CORAL MARANATHA, 58 ANOS DE LOUVOR NO CEARÁ

Prosseguindo em conhecer a origem dos corais que têm importante atuação nos cultos da Assembléia de Deus, como também de outras igrejas evangélicas em nosso Brasil, contamos hoje a história do “Coral Maranatha”, importante órgão do Departamento Musical da Assembléia de Deus Ministério de Bela Vista, em Fortaleza (CE), cujo líder é o Pastor José Teixeira Rego Neto (Pastor Teixeirinha).


O Coral Maranatha tem sua trajetória paralela à história da AD em Bela Vista, sendo fundado em 1º de maio de 1964. O Ministério de Bela Vista, tinha como líder na época, o saudoso pastor Dr. Luiz Bezerra da Costa. A estréia do coral aconteceu durante a inauguração da congregação de Vila Santo Antônio, sendo o fundador e primeiro regente, o maestro Dr. Edmar da Cunha Barcelos, que atualmente reside em Brasília. O primeiro hino cantado pelo coral foi “Há um País de eterna Luz”, o de nº 548 do Hinário Adventista (https://www.youtube.com/watch?v=FjCiEYHGwPw).

Este talentoso coral além de suas atuações nos trabalhos daquela igreja cearense, também se apresentou por diversas vezes em convenções, cruzadas evangelísticas, aniversários de igrejas, como também viagens ao Piauí e Rio Grande do Norte, além de centenas de apresentações em igrejas da capital e do interior. Também fez apresentações especiais no Palácio da Abolição em Fortaleza, com a presença do então governador Plácido Aderaldo Castelo.

Na liderança do Coral Maranatha, além de seu fundador, atuaram ainda os seguintes regentes: Denise Pereira, Tamar Jorge da Silva (por duas gestões), Donato de Castro (duas gestões) e Marta Maria de Souza Medeiros, que iniciou sua liderança em março de 2011, sendo a atual maestrina.

Este belo coral não apenas limitou-se a desempenhar atividades de canto, mas sempre teve atuação evangelística, espiritual e social em prol do trabalho do Senhor e do Ministério de Bela Vista. O Coral Maranatha é uma lenda da AD Bela Vista, encantando a todos pelos louvores sacros que tocam os corações e emocionam vidas, sendo canal de Deus para salvação de muitas almas e transformação de famílias.

Uma das maestrinas mais atuantes e de reconhecido valor, tem sido a irmã Tamar Jorge (filha do casal de pioneiros Francisco Jorge e Isabel Jorge), que além de reger o Coral Maranatha por mais de 16 anos, também fundou o Coral Sinfonia de Louvor, na congregação da Rua Viriato Ribeiro, no mês de maio de 2009, resultando desse trabalho a gravação de um DVD desse grupo em 27 de dezembro de 2013.

Outro maestro, o irmão Donato de Castro, de saudosa memória, é sempre lembrado pelo seu esforço de aprendizagem e atuação na música. Antes de reger o coral, ele costumava ir aos cultos levando um gravador, para gravar os hinos que o coral cantava. Serviu como maestro por quase 23 anos e sempre é lembrado pelo seu carinho e dedicação. O fundador do coral, Dr. Edmar Barcelos é sempre lembrado por sua dedicação ensinando música para dezenas de componentes do coral.

O Coral Maranatha prossegue em sua caminhada, louvando ao Senhor com suas cantatas e apresentações especiais, sob a direção da maestrina Marta Medeiros.

Fonte: Livro histórico “ASSEMBLÉIA DE DEUS BELA VISTA – Uma Igreja, muitas histórias e milhares de vidas”, de autoria do Pastor Jimmy Barbosa Pessoa, (Páginas 220 e 221). 



Foto Histórica do Coral Maranatha da AD Ministério de Bela Vista - Fortaleza - CE

 
    Coral Maranatha cantando o hino "CONSAGRAÇÃO"

3 comentários:

  1. Amo o coral MARANATA (ADBV) e sua regente Marta Medeiros. Coral composto de fiéis irmãos e irmãs que são comprometidos com o ministério. Deus abençõe ricamente todos. Quer em lutas ou provas que o grupo possa passar tenho plena convicção que vocês seguirão caminhando até Sião Celeste.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, recordar os Grandes momentos do Conjunto Coral Maranatha! Faltou fazer referência ao seu grande maestro, Capitão de Fragata da Marinha de Guerra do Brasil, Edmar Cunha de Barcellos.

    ResponderExcluir