Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

CORAL FILEMON - AD EM NATAL (RN)

Entre os corais da Assembléia de Deus que tem uma grande história na área do louvor, destacamos hoje o Coral Filemom, do Templo Central da Assembléia de Deus em Natal (RN). 


    Coral Filemom na regência do maestro Elias Silva

FILEMOM, palavra hebraica que significa “AMÁVEL“.

O Coral Filemom foi fundado em 1º de Dezembro de 1935 pelo irmão Manoel Andrade, auxiliado pelo irmão Otoniel, que com um pequeno grupo de irmãos abnegados, entre eles a irmã Honorina (esposa do irmão Manoel Andrade) a irmã Maria Rosa e outros, iniciaram os ensaios de belos hinos sacros de louvor a Deus, se tornando assim o primeiro Coral da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte, que na época era presidida pelo pastor Francisco Gonzaga da Silva.

Alguns anos depois assumiu a direção do coral o maestro Otoniel Sotero da Cunha, que, com a aprovação de Deus, deu sua valiosa contribuição ao trabalho, sendo sucedido pelo maestro Nestor Ferreira dos Santos. Este último, grande compositor, enriqueceu o repertório com muitos hinos de sua autoria, tais como: "Não se turbe os vossos corações" (hino muito conhecido pelos corais brasileiros), "Salmo 91", "Salmo 46", "Preparado está", "Ao som da última trombeta", "O Monte Sinai", "Os bem aventurados", "A Batalha no Céu", "Desperta, Bom é ser Fiel", "O Reino de Paz" e muitos outros.

Novamente o irmão Otoniel assumiu a direção do coral, até ser sucedido pela irmã Maria da Glória Costa (“Glorinha”), auxiliada pelo irmão Edson Alves, a irmã Dorcas e o irmão Elias de Jesus Silva. Em 1990, a irmã Glorinha comunicou sua saída ao então pastor presidente João Batista da Silva, encerrando um longo período determinado por Deus à frente do Coral. Na ocasião, o pastor João Batista convidou para assumir a direção do coral o maestro Elias de Jesus Silva, o qual que ficou na regência de 20 de novembro 1990 até o ano de 2015. Ele teve como auxiliares os seus filhos Eliasibe Alves de Jesus e Elias de Jesus Silva Junior, (pianista do coral).

Atualmente o coral conta com cerca de 65 componentes que com muito amor e dedicação servem a Deus, louvando-O nos cultos da igreja central, nas congregações e em apresentações externas, em locais, como Natal Shopping, Shopping Via Direta, Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno, Centro Administrativo do Estado, Postos de Saúde, abrigo O Bom Samaritano, Banco do Brasil, em várias cidades do nosso Estado e nos Estados de Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Pará, sempre levando a boa música sacra aos ouvintes, evangélicos e não evangélicos.

Ao longo desses anos, participaram do coral muitos irmãos que posteriormente foram levados a trabalhar como obreiros na Seara do Senhor, entre eles o primeiro missionário enviado pela IEADERN em 1974, o pastor Edson Alves da Silva (fundador da Assembleia de Deus Tradicional em Manaus).

O Coral Filemom contribuiu maciçamente da fundação até a inauguração de um templo na localidade “O Miranda”, no município de Goianinha, além de contribuir com o pagamento da Rádio Nordeste Evangélica, promovendo eventos como almoço, ofertas alçadas etc.

Na primavera de 2005 foi realizada a gravação do seu primeiro CD com o título “JUSTO ÉS SENHOR”, tendo a direção musical do maestro Elias de Jesus Silva.

Na comemoração dos 80 anos de atividades em dezembro de 2015, como convidado especial compareceu o pastor e cantor sacro Feliciano Amaral, que louvou ao Senhor com vários hinos, alguns deles com acompanhamento do coral aniversariante.

No dia 03 de abril d 2016, o maestro Elias Silva entregou a direção do Coral Filemom ao pastor Martim Alves da Silva, presidente da IEADERN, que empossou interinamente o pastor Abinoam Praxedes Marques, um dos membros da diretoria da Igreja em Natal. Este, juntamente com o pastor Daniel Batista de Souza, regente titular da Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis (OFEG), começaram um projeto de integração com o Coral Masculino Homens de Fé e Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis.

No dia 04/09/2016, o Pastor Abinoam Praxedes, passou a direção dos corais ao Pastor Daniel Batista, o qual também é o Diretor do Departamento de Música da IEADERN.

Entre os dias 12 e 13 de outubro de 2019, a Assembleia de Deus em Natal, promoveu a comemoração dos 84 anos de atividades do Coral Filemom. Na ocasião, entre outros corais, compareceu o Coral Saltérion, procedente da AD Campo do Coqueiro, em Belém do Pará. O grupo que louvou ao Senhor com lindos hinos de seu repertório, estava sob a direção dos maestros Onilson Rocha da Silva e Heitor Pinheiro.

O Coral Filemom, atua em todos os cultos dominicais e eventos especiais do Templo Central da AD em Natal, atualmente sob a liderança do Pastor Martim Alves da Silva. Os hinos tem o acompanhamento de piano e da Orquestra Filarmônica Gênesis, sob a batuta do maestro Pastor Daniel Batista de Souza, que faz questão de dizer: "Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos
alegres" e "Até aqui nos ajudou o Senhor" - 1° Samuel 7:12.         

Fonte: Site da Assembléia de Deus em Natal: www.ieadern.org.br e com revisão do Pastor Daniel Batista de Souza.

ANEXOS:

Coral Filemom, na regência do maestro Elias de Jesus Silva

 
    Coral Filemon cantando na AD em João Pessoa

    Coral Filemom, cantando sob a regência do Maestro 
                   Pb. Elias de Jesus Silva
 
    Maestro Elias de Jesus Silva, regendo o Coral Filemom

    Templo Central das Assembleias de Deus em Natal (RN)

               Nave do Templo Central das AD em Natal - RN


                Capa do CD "JUSTO ÉS SENHOR"

Antigo maestro do Coral Filemom, Pb. Elias de Jesus Silva



           Coral Filemon e Orquestra Filarmônica Gênesis 
             unidos num só propósito - Louvar ao Senhor!

   Coral Filemom, na comemoração dos 84 anos de louvor. 

Pastor Daniel Batista de Souza, Diretor do Departamento de Música da Assembleia de Deus em Natal (RN). 
           


Coral Filemon cantando com a Orquestra Filarmônica Gênesis os hinos: "Louvai a Deus Senhor" e "Deserto Forte".


Nenhum comentário:

Postar um comentário